quarta-feira, 4 de julho de 2007

O QUE É PLANETARY?


Planetary é uma revista em quadrinhos (comic book) criada por Warren Ellis (roteiro) e John Cassaday (desenhos), publicada nos Estados Unidos pelos Estúdios WildStorm, hoje propriedade da DC Comics (uma empresa do grupo Aol Time-Warner). No Brasil, a série em português já foi publicada pelas editoras Pandora Books, Devir e atualmente na revista Pixel Magazine, da editora Pixel Media.

O principal tema da série é uma homenagem a cultura pop do século XX: histórias em quadrinhos, literatura popular, cinema, televisão, enfim, não importa como se manifeste, o século XX foi pródigo em criar entretenimento para as massas e notabilizar personagens fictícios de tal forma que muitos deles são mais conhecidos no planeta do que pessoas reais que viveram realmente.

Cada número de Planetary traz em geral uma história fechada (ou seja, que não continua no próximo número, como a maioria das séries em quadrinhos norte-americanas) que aborda um tema específico da cultura popular. Já foram homenageados Superman, Capitão Marvel, Quarteto Fantástico, Tarzan, Sherlock Holmes, Frankenstein, Arthur C. Clark, Issac Asimov, Robert Wise, Filmes B de ficção cientifica dos anos 50, Marilyn Monroe, Cinema de Hong Kong, Kung Fu, Cavaleiro Solitário, Doc Savage, Fu Manchu, entre inúmeros outros.

Esses temas são abordados nas aventuras de um grupo que se autodenomina “arqueólogos do impossível”, em busca da “história secreta do século XX”. A equipe do Planetary tem sempre três membros, dos quais atualmente estão: Jakita Wagner, que tem superforça, velocidade e é praticamente invulnerável; O Baterista, que pode se comunicar diretamente com qualquer tipo de equipamento elétrico ou eletrônico, e assim comandá-los; e Elijah Snow, que pode congelar tudo que quiser, e é mais do que aparenta ser.

A fundação “Planetary” é comandada pelo misterioso Quarto Homem, cuja identidade inicialmente é secreta, e pode ser tanto Bill Gates quanto Adolf Hitler ou Jim Morrison, entre inúmeros outros suspeitos. Os maiores inimigos do Planetary são um grupo chamado “Os Quatro” que também investiga a história secreta da Terra, mas por objetivos próprios, como ocultar da humanidade qualquer conhecimento secreto afim de poder lucrar com eles.

Planetary também é uma história com começo, meio e fim, ou seja, não uma revista sem data pra acabar. Warren Ellis anunciou que a série termina na edição 27, e ao longo dos anos ela vem tendo diversos problemas de periodicidade, graças em parte aos inúmeros compromissos da dupla criativa com títulos mais comerciais, na Marvel Comics (Homem-de-Ferro, Ultimate Fantastic Four, Astonishing X-Men, New Thunderbolts, New Wave, entre inúmeros outros).

A despeito disso, Planetary já ganhou inúmeros prêmios pela crítica especializada em histórias em quadrinhos, como Eisner Awards (considerado o mais importante, tendo para os criadores de histórias em quadrinhos o mesmo peso que o Oscar tem para o Cinema); Harvey Awards; e Yellow Kid, entre outros. John Cassady já ganhou duas vezes como melhor desenhista o Eisner Awards, principalmente por causa de Planetary. A série também foi indicada inúmeras vezes (sem nem sempre ganhar) nas categorias melhor série, melhor história fechada, melhor personagem (Elijah Snow), melhor colorista (Laura Depuy), melhores capas (John Cassady), e, claro, melhor escritor (Warren Ellis).

3 comentários:

Somente o Tempo disse...

Next Wave seria o correto e além do superman tem tbm mulher maravilha
lanterna verde
e nick Fury entre outros mais
tá muito maneiro o blog tá de parabéns realmente.
e espero ver mais notícias sobre o quadrinho pode tipo fazer resumos sobre cada edição com imagems(se possivel)e falar da tão esperada edição 27 que foi comentada recentemente pelo própio Ellis!

Muito maneiro
gostei!

Nano Falcão disse...

Valeu pela correção humberto. Na hora de digitar, realmente passou essa, colocar new em vez de next, veja só!

Sobre as demais citações, esse é apenas um texto de apresentação do blog, todas as homenagens e citações serão feitas nos resumos e matérias sobre cada edição em particular. Aguarde e confie.

Obrigado por visitar o blog.

abraços,
Nano.

O Ancião disse...

Ótima iniciativa. Você está de parabéns. Já percebi que serei um frequentador assíduo deste blog. vou fazer propaganda deste no meu: http://naodiganada.blogspot.com/